Integração tecnológica será essencial lidar com refoma e IA, dizem especialistas

Por Douglas Rodrigues, de Fortaleza (CE)

Líderes do setor de tecnologia destacaram a importância de alinhar os sistemas tecnológicos das empresas em meio às mudanças tributárias e ao avanço da IA (Inteligência Artifical).

O tema foi discutido durante painel “O Futuro da Profissão Contábil em um Mundo Automatizado”, realizada durante convenção do CRC-CE (Conselho Regional de Contabilidade do Ceará), no sábado (16.ago.2025).

  • Charles Gularte, VP de Operações da Contabilizei – Destacou a necessidade de alinhar os sistemas tecnológicos das empresas com os mecanismos de fiscalização, garantindo que informações de diferentes fontes, como notas fiscais, áudios e detectores de dados, possam ser processadas de forma integrada. Ele explicou que parte da subutilização desses sistemas é natural e deve ser aceita, já que se trata de um estágio quase inativo e inicial da tecnologia.
    • O especialista enfatizou ainda que, diante de um cenário fiscal cada vez mais complexo, será fundamental que as empresas se preparem adequadamente para enfrentar as mudanças e demandas que estão se intensificando.
  • Jorge Cysne, diretor-executivo da Fortes Tecnologia – Afirmou que as empresas devem se aproximar dos dados de forma estratégica, reconhecendo que eles são fundamentais para reconstruir a ciência e a informação do setor. Segundo ele, entender e organizar essas informações é essencial para tomar decisões mais precisas e assertivas.
    • “Se eu não fizer isso, alguém vai fazer. E esse profissional pode ser mais preparado em algum momento.”

*O jornalista viajou a convite do CRC-CE.

Rolar para cima