
Por Enzo Bernardes
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (8.set.2025) que o projeto que prevê isenção do Imposto de Renda para contribuintes com rendimentos mensais de até R$ 5 mil será prioridade de votação na Casa. Segundo ele, o compromisso foi acertado com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT):
“Conversei agora com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi, e informei que o compromisso da Câmara é votar a matéria que amplia a isenção do imposto de renda via PL 1087/2025, de relatoria do deputado Arthur Lira. Há um entendimento da Casa que é uma prioridade para o Brasil e os brasileiros“, afirmou na plataforma X.

Por que isso importa?
O projeto representa um impacto expressivo nas contas públicas, estimado em cerca de R$ 25 bilhões já em 2026. A medida, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda, é considerada de grande alcance social por beneficiar diretamente milhões de contribuintes de renda média e baixa. Por outro lado, o mecanismo de compensação (taxação dos super-ricos) ainda é uma incógnita.
Além disso, a ampliação da isenção do Imposto de Renda é uma promessa antiga do governo Lula e pode se tornar um trunfo político às vésperas das eleições presidenciais de 2026.