Prefeito de Curitiba defende atuação ativa do município no Comitê Gestor

Foto: Pedro Ribas/SECOM

Por Redação

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, defendeu a inclusão dos municípios no Comitê Gestor do IBS, destacando a importância de uma participação ativa por parte de Curitiba:

Temos competência técnica e um corpo de auditores e procuradores que entende do assunto e tem muito a contribuir”, afirmou, ontem (25.agos.2025), durante o seminário Questões Fundamentais da Reforma Tributária – A Nossa Reforma Tributária, evento que abordará, em 3 reuniões, os desafios e os impactos do novo modelo de tributação sobre o consumo. Além da abertura, haverá mais dois encontros nos dias 1 e 15 de setembro:

Esse seminário discute o nosso futuro, o futuro das cidades. A Reforma Tributária representa um desafio muito grande para os próximos anos e desde o início da gestão tenho trabalhado ativamente em Brasília na defesa das cidades, que é efetivamente onde a vida acontece. Os municípios precisam estar fortes e ter representatividade na nova legislação”, disse.

Cerca de 100 auditores e procuradores do município acompanharam a abertura e as palestras nesta segunda-feira:

Sabemos que a Reforma Tributária é muito complicada para os municípios e é um assunto que precisa ser inserido no dia a dia da administração. Teremos que fazer adequações grandes e o tempo também é um desafio, porque em 2029 a reforma começa a ser efetivamente implementada”, disse a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi.

Para o superintendente fiscal da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Mario Nakatani Júnior, graças ao corpo técnico de elite, Curitiba tem participado ativamente da regulamentação da Reforma Tributária, mas os desafios são grandes:

Há muitas questões que impactarão a vida dos municípios, que são os que prestam serviços, que atendem a população na ponta. Apesar de ter sido “vendida” como algo simples, a Reforma Tributária traz centralização, complexidade operacional e exige mudanças, preparo e capacitação”, disse.

Projeto IBS Curitiba

Para se preparar para a nova legislação, a Secretaria de Finanças implantou recentemente o projeto IBS Curitiba, com ações colaborativas de disseminação de informações e diretrizes de adaptação entre órgãos da administração municipal e público externo (cidadãos, contribuintes e entidades representativas de classes). O projeto inclui o portal IBS Curitiba, que entrou no ar neste mês, com conteúdos relacionados à Reforma Tributária para os contribuintes. 

Com informações de Prefeitura Municipal de Curitiba.

Rolar para cima