Por Enzo Bernardes
A ROIT anunciou o lançamento da Calculadora da Reforma da Renda, voltada para auxiliar empresas e pessoas físicas a se prepararem para os impactos do projeto. Segundo Ricardo Janesch, COO na empresa, a iniciativa segue o mesmo caminho da solução criada há pouco mais de dois anos, quando a ROIT lançou a Calculadora da Reforma Rributária do Consumo, ainda em fase inicial de tramitação:
“Nós já tínhamos desenvolvido a nossa Calculadora da Reforma Tributária, que ajudou a nortear empresas e o Congresso Nacional na discussão de texto –tanto simulando impactos, como identificando melhorias na redação de diversos artigos que ajudaram na construção de uma reforma tributária melhor, mais justa e, certamente, muito melhor do que poderia ser aí com muitas das distorções que acabaram vindo”, disse.
A reforma da renda, em tramitação no Congresso sob o Projeto de Lei 1087/2025, deve ser votada ainda este ano. Caso seja aprovada até 31 de dezembro, entrará em vigor já em 1º de janeiro de 2026:
“Ou seja, não temos tempo a perder, afinal de contas, se o texto for aprovado em novembro ou dezembro, a gente vai ter pouco tempo para manobrar, pouco tempo para buscar as melhores soluções para nós e para as nossas empresas”, destacou Ricardo.
De acordo com Ricardo, a nova Calculadora da ROIT permite simular cenários de tributação, otimizar estratégias de distribuição de lucros e estimar o impacto financeiro da reforma. A ferramenta também considera o cálculo do redutor, que busca evitar que a soma dos tributos pagos por empresas e sócios ultrapasse determinados limites.
A solução auxilia empresas a fazer cálculos precisos, adotar métodos de análise confiáveis e ter uma visão estratégica para otimizar o cenário em um período de transição considerado curto:
“Vamos ser protagonistas, não vamos deixar o bonde passar. A gente tem que antecipar, temos que atuar agora, temos que nos preparar, sim, para a reforma da renda”, concluiu.
Saiba mais aqui.