
Por Enzo Bernardes
Diane Carvalho é Head de Tax na PRIO e acumula 22 anos de experiência na área tributária. Sua trajetória começou no curso de Direito, enquanto atuava como estagiária na área societária. Vez ou outra precisava quebrar o galho no tributário, experiência que despertou seu interesse pelo segmento. O convite para ingressar na PwC, atuando diretamente com direito tributário, consolidou sua escolha profissional: “Todos os caminhos me levaram ao tributário”. Para atuar na PwC precisou cursar Contabilidade, e não parou por aí — agora está cursando psicologia.
Experiência profissional
Atuou em escritórios como PwC, Fraga, Bekierman & Pacheco Neto – Advogados, Statoil e EY, até chegar na PRIO.
Desafios na área:
Diane conta que o principal desafio no início de sua carreira foi enfrentar um ambiente majoritariamente masculino. Para ela, esse cenário vem mudando, com mulheres coordenando cargos de liderança: “Nos nossos processos seletivos, as profissionais mais qualificadas são as mulheres”
E para quem deseja ingressar na área?
Leitura é a principal dica da advogada: “Não tem como se desenvolver na área de Tax sem leitura”.
“Filosofia para estruturar a base”
A indicação de livro da tributarista é “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han. Na obra, de caráter filosófico, o autor faz uma crítica ao excesso de positividade, ao superotimismo e às cobranças constantes impostas pela sociedade. A leitura ajuda Diane a refletir sobre a corrida por desempenho e produtividade, incentivando-a a preservar sua essência e a encontrar sentido no que faz.