Saiba quais projetos no Congresso alteram a lei já sancionada da reforma tributária

Congresso Nacional
Imagem gerada por inteligência artificial a comando do Portal da Reforma Tributária

Por Gabriel Benevides, de Brasília

O Portal da Reforma Tributária identificou ao menos 13 projetos em tramitação no Legislativo para fazer alterações na lei já sancionada (LC 214 de 2025) sobre a os novos tributos do consumo. São 9 textos na Câmara e 4 no Senado.

Entre as matérias nas mãos dos deputados, está o 2º projeto de regulamentação da reforma (PLP 108 de 2024). Este será aprovado até o final do ano, por ser essencial para a viabilização das novas regras.

Nos outros 12 projetos, os pleitos são diferenciados. Alguns dizem respeito à inserção de produtos no rol de alimentos isentos. Outros falam sobre questões técnicas e regimes diferenciados.

Um destaque é o PLP 16 de 2025, que retira os tributos da reforma da base de cálculo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

Leia no infográfico um resumo do que determinam os textos:

A probabilidade de avanço na tramitação dos projetos acima é baixa –à exceção da regulamentação da reforma. A maioria nem foi pautada em comissões e está sem relator.

Além disso, muitos dos pleitos já foram acatados na tramitação do PLP 108 no Senado, como:

  • PLP 77 de 2025 – Tributação monofásica das correntes de combustível.
  • PLP 81 de 2025 e PLP 37 de 2025 – Retira a condicionante de “veículo adaptado” para a alíquota zero na compra de automóveis por pessoas com deficiência capazes de dirigir.

A tendência é que sejam apresentados cada vez mais projetos durante a transição da reforma, de 2026 a 2033. Os efeitos práticos das novas regras devem mostrar desafios e exigir adaptações da LC 214.

Mesmo os membros do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) reconhecem que ideias para propostas não faltarão no Legislativo.

Rolar para cima