
Por Douglas Rodrigues, de Brasília
O Portal da Reforma Tributária completou um ano em agosto de 2025, se consolidando como o principal canal entre o setor público e o setor privado sobre a grande revolução tributária em que o Brasil vem passando.
Isso não só apenas palavras. São números. Registramos mais de 20 milhões de visualizações, deste em que colocamos o Portal no ar e esta Revista para circulação (com alcance nacional). A 4ª edição que chega nas suas mãos é fruto de um trabalho árduo de uma grande equipe. São jornalistas, infográficas e técnicos que colaboram para simplificar o complexo. Nada é resultado de um trabalho individual.
A capa traz servidores que trabalham nos bastidores da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para colocar o sistema tecnológico da reforma do consumo de pé. São centenas de profissionais que estão em seu entorno para fazer a coisa funciona. A entrevista com Alexandre Amorim e Marcos Flores busca mostrar um pouco deste grande trabalho.
Um bastidor novo que trazemos é como parte dos estados esperam impulsionar seus centros tecnológicos com a reforma.
A repórter Regina Krauss revela como as cidades do Sul do país estão se preparando para o novo sistema do IBS: Curitiba (Paraná) e Joinville (Santa Catarina). No Centro-Oeste, trazemos o case de Lucas do Rio Verde (MT).
No mundo das empresas, trazemos um relato da Vivo, umas maiores empresas de telecomunicações do país.
As companhias de ERPs estão reforçando o treinamento de suas equipes, algo que está se alastrando pelo mercado, relata o repórter Gabriel Benevides.
Aliás, tributaristas já alertam para os impactos do fim do IOF seguros, como mostra o jornalista Enzo Bernardes.
Pensando no futuro, o Banco Mundial preparou uma série de sugestões para a tributação no país, com um olhar sobre o Imposto Seletivo e tributação verde.
Grandes colunas aumentam a qualidade do material editorial. Desta vez, trazemos análises com vários temas tecnológicos: Kaliane Abreu e Guilherme Martinez (Split Payment); Maria Isabel Ferreira e Paola Dôliveira (APIs); e Waine Peron (Maturidade empresarial).
Davi Finotti Ferreira aprofunda sobre o diferimento na aquisição de insumos no Agro. Rafael Garabed Moumdjian mostra como os desafios do diferimento do IVA.
Além disso, Ricardo de Holanda Janesch mostra como está a Reforma da Renda. Caroline Souza, os impactos no Simples Nacional.
As advogadas Mariana Monte Alegre de Paiva e Nayanni Vieira Jorge mostram aspectos práticos da Contestação do FAP.
“Algumas tendências, entretanto, são tão certas que surgem de qualquer maneira e teremos de aprender a conviver com elas, e adaptar nossa maneira de agir“ (Michael Bloomberg)
Boa leitura!
Douglas Rodrigues, editor-chefe do Portal e da Revista da Reforma Tributária



