
Por Gabriel Benevides, de Brasília
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ampliou na noite de 5ª feira (20.nov.2025) a lista de produtos que deixarão de ter sobretaxa de 40% na importação. Entre os itens, o Portal da Reforma Tributária destaca:
- Cortes de carne bovina.
- Variedades de café.
- Frutas como banana, coco e mangas.
- Chá verde.
- Tapioca.
- Castanha do Pará/Brasil.
As regras valem para os produtos que chegaram do Brasil aos Estados Unidos a partir de 13 de novembro. Apesar do recuo, os outros itens que estavam na lista original de produtos sobretaxados ficam sem alteração na cobrança, como máquinas e motores.
Leia abaixo a íntegra completa das mercadorias que se livraram da tarifa de Trump:
HTSUS é a sigla para Harmonized Tariff Schedule of the United States, o código usado pelos EUA para classificar mercadorias no comércio exterior.
Funciona de forma parecida com o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) usado no Brasil: cada produto recebe um número padronizado que determina como será tributado na importação ou exportação.
Trump cita a negociação com o governo brasileiro como uma das razões que o levou a retirar a sobretaxa de 40%. Ele já havia retirado outra tarifa 10% sobre produtos agrícolas, esta que tinha efeito global.
“Depois de considerar as informações e recomendações que essas autoridades me forneceram e o andamento das negociações com o governo do Brasil, entre outros fatores, determinei que é necessário e adequado modificar o escopo dos produtos sujeitos à alíquota ad valorem”, declarou o norte-americano.
Confira abaixo a íntegra do decreto:



