São Paulo adapta emissão de NFS-e

Por Enzo Bernardes

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo informou que está ajustando a sistemática atual de emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para se adequar às mudanças trazidas pela reforma tributária.

Segundo a pasta, o município manterá o emissor próprio de notas fiscais, permitindo que as empresas estabelecidas em São Paulo continuem utilizando a NFS-e pelo sistema municipal disponível no portal ou via webservice, recurso que integra os sistemas internos das empresas ao Sistema de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas da Prefeitura.

A sistemática de arrecadação do ISS não sofrerá alterações em 2026. No entanto, a NFS-e passará a incluir novos campos para registro do IBS e da CBS. A partir de 1º de janeiro de 2026, a emissão das notas deverá contemplar essas informações adicionais, que serão enviadas ao Ambiente de Dados Nacional (ADN) para que ocorra a apuração dos tributos pelo Comitê Gestor do IBS.

A Secretaria ainda disponibilizou um diagrama que ilustra o fluxo previsto para emissão e envio das informações, detalhando como as novas obrigações se integrarão ao sistema municipal e ao ambiente nacional de dados:

Rolar para cima