Governo estuda IOF sobre algumas operações com criptoativos

logomarcas de criptoativos
Foto: Mariia Shalabaieva via Unsplash

Por Redação

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre algumas transações com criptoativos. As informações são da agência de notícias Reuters.

A ideia ganhou força depois de o Banco Central classificar o pagamento ou transferência internacional com ativos virtuais como operações de câmbio, Nesse caso, abriu-se uma brecha para o pagamento do imposto financeiro.

O uso das chamadas stablecoins (criptoativos estáveis) como moeda estrangeira tem preocupado o mercado e mesmo a Polícia Federal em casos envolvendo a lavagem de dinheiro por doleiros. 

O Fisco alertou sobre o tema em 2023 ao mostrar que o Tether (USDT) movimentou R$ 271 bilhões naquele ano, quase o dobro do popular bitcoin (R$ 151 bilhões). 

A Receita Federal também anunciou mudanças na regulamentação. Especialistas consultados pelo Portal da Reforma Tributária já haviam dito que a eventual incidência de IOF era muito provável a partir das mudanças.

Apesar disso, as mudanças do BC começam a valer só em fevereiro de 2026. As da Receita, somente em julho. Ainda há tempo antes de a equipe econômica tomar alguma decisão concreta sobre o imposto em criptoativos.

Rolar para cima