Empresas se preparam para nova fase de testes das notas fiscais com CBS e IBS: obrigatoriedade começa em outubro

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de sanção do Projeto de Lei Complementar nº 68/2024 de regulamentação da Reforma Tributária, no Palácio do Planalto. Brasília – DF – Foto: Ricardo Stuckert via PR

Por Enzo Bernardes

A partir de 1º de outubro, toda empresa que realizar testes no ambiente de homologação deverá, obrigatoriamente, utilizar as novas tags previstas pela reforma, com adequações de IBS e CBS, afirma Vinicius Zucchini, CPO na ROIT. Embora a obrigatoriedade se inicie em outubro, a fase de testes já começou, de forma facultativa, em julho.

Então, entre julho e final de setembro, nós temos uma janela de que o cliente pode, no ambiente de homologação, mandar com ou sem as tags novas“, afirmou.

Para os contribuintes, o momento é de atenção e preparação. Empresas que ainda não iniciaram os testes devem acelerar os ajustes em seus sistemas de emissão de notas fiscais eletrônicas, especialmente aquelas com grande volume de operações ou com soluções próprias de ERP. A Receita Federal já disponibilizou documentação técnica e ambientes de homologação para apoiar esse processo.

Rolar para cima