
Por Gabriel Benevides, de Brasília
O programa de conformidade fiscal Confia poderá dar mais conhecimento à Receita Federal sobre as demandas das empresas com a reforma tributária, disse ao Portal o auditor Flávio Vilela, coordenador da iniciativa.
O Confia busca criar um “relacionamento” entre pessoa jurídica e o Fisco por meio da elaboração de um plano de trabalho.
Segundo Vilela, a percepção dos contribuintes sobre as novas regras de IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) servirá para “orientar” os técnicos.
“É bom para a Receita também, porque ficamos sabendo logo das dúvidas dos contribuintes [sobre a reforma] e, ao orientá-lo, também passamos orientações gerais para todos os demais contribuintes”, declarou o auditor.
O programa é voltado às maiores empresas do país. As candidaturas para o programa vão de 26 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026. Serão 40 vagas na 1ª edição. Entenda as regras nesta notícia do Portal da Reforma Tributária.
Flávio Vilela também disse que os participantes terão acesso mais rápido a profissionais da Receita, que conseguirão ter orientações sobre a reforma caso achem válido.
“Todas as dúvidas, todos os problemas, trabalhamos em ter o real contribuinte. Então –para a reforma tributária, em que tudo são coisas novas, novos sistemas, novos impostos– tem a oportunidade de estar discutindo isso em tempo real com o ponto focal da Receita”, afirmou.



