
Por Enzo Bernardes
A Prefeitura de Manaus anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2026, a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) deixará de ser feita pelos sistemas locais: o Nota Manaus e o sistema da Sefaz-AM. A mudança representa o fim dos dois emissores atualmente utilizados por contribuintes da capital.
De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), todos os documentos passarão a ser emitidos exclusivamente pelo Emissor Nacional, disponível no Portal Nacional da Nota Fiscal de Serviços e operado pela infraestrutura do governo federal. A migração é obrigatória para todos os contribuintes que utilizam os sistemas municipais ou estaduais.
“Hoje posso dizer, com tranquilidade: Manaus deu, ainda que tardiamente, um passo importante e alinhado à RTC (reforma tributária do consumo). Isso não apaga o atraso na comunicação, mas mostra que existe, sim, trabalho técnico sendo feito. E é justamente esse movimento que nós, profissionais da área contábil e tributária, queremos ver: segurança jurídica, previsibilidade e orientação clara para o contribuinte“, afirmou Vanderlan Falcão, Sócio Proprietário na JFJ Contábil Digital, em seu LinkedIn.



