eStracta foi criada para ajudar a elevar o nível de compliance e governança fiscal, relata fundador

Andre Meisen, fundador da companhia eStracta

Por eStracta

A eStracta é relevante antes, durante e depois da reforma tributária, afirma o fundador Andre Meisen. A empresa atua desde 2015 no ramo de tecnologia especializada em automação de processos voltados para o compliance fiscal e tributário. 

Foi fundada com o propósito de capturar, estruturar e disponibilizar informações fiscais de forma automatizada e centralizada por meio de uma plataforma web no modelo SaaS

Sua solução oferece gestão automatizada e centralizada de caixas postais DTE, CNDs, débitos e pendências fiscais, documentos regulatórios (alvarás, licenças, entre outros) e obrigações acessórias, com controle de tarefas que elimina falhas operacionais e otimiza a atuação das equipes:

“A virada de chave para esse mundo fiscal e tributário foi a partir de demandas que  identificamos no mercado. Então, eu observava que as pessoas estavam fazendo diversas rotinas à mão e com dificuldade de controle. Eram autuadas e se perdiam naquele conteúdo. Tinham que armazenar os documentos localmente, nas suas máquinas, nas suas redes”, disse André. Ele explica que percebeu essa demanda circulando no mercado e foi aí que percebeu a necessidade de estruturação para operações de compliance fiscal para elevar o nível de governança fiscal das empresas.

Logo da companhia, fundada em 2015

André percebeu que o futuro da área passava pela automação ao identificar a abundância de rotinas manuais e repetitivas realizadas nas empresas, percepção que se fortaleceu com o avanço da internet e o crescente acesso às informações digitais:

“O nosso alvo sempre foi fazer automação de processos, mas usando o mundo externo, usando a internet. Então, foi muito natural essa percepção de que era possível automatizar várias rotinas e várias funções e usando o mundo da informação. Antes da eStracta a gente já fez mineração de informações jurídicas, já trabalhamos com informação para compliance de bancos, para a área de PLD, principalmente.”

  • Médias e grandes empresas – A atuação da eStracta é voltada principalmente para médias e grandes empresas que enfrentam desafios com a gestão de obrigações acessórias, monitoramento de CNDs, Alvavás e Licenças, intimações eletrônicas nos DTEs, prazos e riscos de autuações. 
  • Além de ERPs e BPOs – Sua solução não substitui ERPs, contadores ou sistemas de apuração fiscal, mas funciona como um complemento estratégico, oferecendo governança e controle operacional por meio de robôs que interagem diretamente com os órgãos públicos, tudo isso reunido em um único painel inteligente e gerenciado.

Atendimento por seres humanos 

Outro diferencial apontado é o atendimento humanizado, feito por pessoas e não por chatbots, o que cria uma relação mais próxima com os clientes, relata o CEO. A equipe da eStracta é composta por profissionais com formação, especialmente nas áreas de ciência e engenharia da computação em instituições renomadas nacionais e internacionais, além da passagem por grandes corporações, o que contribui para o profissionalismo e a visão estratégica da eStracta.

Grandes clientes

Segundo André, a empresa é pioneira na aplicação de automação com uso intensivo da internet desde antes da popularização dos RPAs e da inteligência artificial. E, com isso, a Stracta conquistou grandes clientes, afirmou.

Time eStracta

Com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, e uma equipe de mais de 60 pessoas, a empresa tem expandido sua presença no mercado e avalia oportunidades de atuação internacional, especialmente em países da América Latina com estruturas fiscais e tributárias semelhantes à do Brasil, relatou Andre.


Rolar para cima