Receita Federal dá boas-vindas ao terceiro grupo de empresas no piloto da reforma tributária do consumo

Por Enzo Bernardes

A Receita Federal realizou hoje (17.out.2025) a live de integração do terceiro grupo de empresas participantes do piloto da reforma tributária do consumo, voltada à implementação da CBS. O piloto é uma iniciativa estratégica em parceria com o Serpro.

O terceiro grupo conta com 129 empresas indicadas por mais de uma centena de entidades representativas do setor econômico. Os dois primeiros grupos, iniciados em julho e agosto, envolveram empresas com relacionamento prévio com a Receita e do setor de software, respectivamente.

Entre as funcionalidades e ferramentas destacadas na live estão o Portal Único, que concentra informações básicas e direciona para os demais módulos da reforma; a Receita Atende, usada para registrar dúvidas, sugestões e reportar erros; e o Ambiente de Produção Restrita (APR), que permite acompanhar o fluxo de integração da plataforma CBS com os ambientes de homologação de estados e municípios, consultar resultados de processamento, acompanhar o Conta Corrente Tributário e simular pagamentos e outras operações do RTC.

Outras funcionalidades operacionais centrais incluem a Apuração Assistida, que auxilia especialmente nas operações de não cumulatividade, a Calculadora, que garante a conformidade tributária desde a emissão do documento fiscal, e o Simulador, disponível no Portal para upload de notas fiscais no ambiente de teste.

Além disso, módulos adicionais, como pedido de ressarcimento e transferências, são abordados em vídeos complementares para orientar os participantes sobre funcionalidades futuras ou em desenvolvimento.

O piloto funciona como um espaço de desenvolvimento colaborativo, e não apenas de teste. A participação das empresas é fundamental para que a Receita Federal possa aprimorar os produtos da reforma tributária, considerando a visão e o feedback dos usuários.

Rolar para cima