
Por Enzo Bernardes
As Secretarias de Finanças e de Inovação e Tecnologia de Barueri informam que o município continuará utilizando seu próprio sistema para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A emissão em lote via webservice, integrada aos sistemas das empresas, também será mantida.
O Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços será apenas ajustado para permitir o envio dos documentos fiscais diretamente ao Ambiente de Dados Nacional (ADN).
Apesar da manutenção do emissor municipal, o layout da NF-e para emissão em lote será ajustado para se adequar ao padrão nacional e incorporar campos específicos previstos no modelo unificado. Essas atualizações permitirão o compartilhamento dos documentos fiscais de Barueri no repositório do ADN.
Com a divulgação do Esquema XSD do leiaute da NFS-e e das Notas Técnicas nº 004/2025 e nº 005/2025 pelo Governo Federal, o layout do RPS de Barueri foi atualizado para a versão 4.0. A nova versão incorpora os campos adicionais referentes à tributação do IBS e da CBS.
Confira o cronograma:
1ª Fase
Novo Layout NF-e, emissão em lote via webservice– Já DisponívelDisponibilização do ambiente de testes– Já Está Disponível
2ª Fase
- Novo Layout NF-e (v4.0), Campos da Reforma Tributária (IBS/CBS) – Já Disponível
- Disponibilização do ambiente de testes – Previsão 08/12/2025
- Entrada em operação oficial 01/01/2026



