Receita Federal esclarece reconhecimento de receitas em contratos de SaaS com o poder público

receita federal no celular
Foto: Marcello Casal Jr via Agência Brasil

Por Enzo Bernardes

A Receita Federal publicou, nesta 4ª feira (11.fev.2026), a Solução de Consulta nº 15, que esclarece como deve ser feito o reconhecimento de receitas em contratos de longo prazo com a administração pública que envolvam software no modelo SaaS e serviços relacionados.

Segundo o entendimento do Fisco, para fins de IRPJ, CSLL, Cofins e PIS/Pasep, a receita deve ser reconhecida pelo regime de competência, ou seja, conforme a execução das obrigações previstas em contrato, e não no momento do recebimento do pagamento ou da emissão da nota fiscal. Mesmo nos casos de pagamento antecipado, a receita só deve ser apropriada à medida que o serviço é efetivamente prestado.

A Receita também destacou que a mudança do lucro presumido para o lucro real não altera a forma de reconhecimento das receitas, que continua obrigatoriamente vinculada ao regime de competência. No caso das contribuições ao PIS e à Cofins, quando a empresa apura o IRPJ pelo lucro real, as receitas de licenciamento ou cessão de uso de software de terceiros ou importado ficam sujeitas ao regime não cumulativo.


Revista da Reforma Tributária

Rolar para cima