
Por Enzo Bernardes
O Demarest Advogados incorporou a equipe do William Freire Advogados Associados (WFAA). Para o escritório, a incorporação fortalece a atuação nos setores de Recursos Naturais e Infraestrutura, nas áreas minerária, ambiental, tributária, contenciosa, fundiária e regulatória.
Fundado em 1992, o WFAA consolidou sua reputação nessa área e expandiu sua atuação ao longo dos anos para outros setores estratégicos, como siderurgia, florestas renováveis, construção civil, cimento, energia, agronegócio, logística e infraestrutura. É reconhecido por sua excelência em Direito da Mineração, Ambiental, Tributário, contencioso, Fundiário e regulatório.
Com 8 novos sócios e 39 advogados, a equipe do WFAA se une aos sócios e advogados do Demarest já presentes na região e passa a operar como unidade do Demarest em Belo Horizonte:
“A sinergia no nosso trabalho já existe, uma vez que temos clientes comuns, em que os dois escritórios atuam em frentes distintas. Agora, ampliamos a nossa força e inteligência coletiva para propor soluções jurídicas mais integradas, céleres e consistentes aos clientes. Essa união também abre portas para mais oportunidades, novos projetos em todo o país, sem perder a essência que nos trouxe até aqui”, diz José Diaz, managing partner do Demarest.
Para o sócio-fundador do William Freire Advogados, a integração ao Demarest preserva a identidade e a trajetória do escritório, ao mesmo tempo em que amplia a atuação nacional e internacional em uma plataforma full service reconhecida pela excelência e governança:
“A combinação do nosso trabalho nos permite atuar e trazer alternativas completas, do regulatório e ambiental ao tributário, societário e contratual, e ao contencioso, mantendo a racionalidade jurídica que nos caracteriza em todas as indústrias em que atuamos. Para os nossos mais de 300 clientes, isso se traduz em manter o atendimento sempre próximo, somado a mais estrutura, tecnologia e multidisciplinaridade para navegar assuntos complexos com uma única assinatura”, diz William Freire .
Confira a lista dos novos sócios:
William Freire — sócio-fundador do WFAA, advogado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), professor de Direito Minerário e Ambiental; árbitro da CAMARB (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial), autor de dezenas de obras e artigos e referência técnica no setor. Também é diretor do Departamento do Direito da Mineração do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). Profissional reconhecido por Chambers and Partners, The Legal 500, Latin Lawyer, Análise Advocacia, dentre outros rankings de publicações diversas do setor.
Tiago de Mattos — sócio de Direito Minerário; LL.M pelo CEPMLP (Centre for Energy, Petroleum, and Mineral Law and Policy), da Universidade de Dundee (Escócia), mestre pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) e bacharel pela UFMG; presidente do IBDM (Instituto Brasileiro de Direito Minerário), professor e autor em obras de mineração, além de coordenador do Chapter MG e integrar o Conselho Consultivo da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC). Profissional reconhecido por Chambers and Partners, The Legal 500, Latin Lawyer, Análise Advocacia, dentre outros.
Marcelo Azevedo — sócio de Direito Ambiental; doutorando pela USP (Universidade de São Paulo), mestre em Direito Público pela PUC Minas, especialista em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade pela FGV e bacharel pela UFMG; vice‑presidente do IBDM, diretor de Direito Ambiental do IAMG (Instituto dos Advogados de Minas Gerais) e docente em cursos de pós-graduação. Profissional reconhecido por The Legal 500, Leaders League, Análise Advocacia, dentre outros.
Paulo Honório de Castro Júnior — sócio de Direito Tributário; mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP e mestre em Direito Tributário pela UFMG; presidente do IMDT (Instituto Mineiro de Direito Tributário), professor (PUC Minas) e autor de dezenas de artigos e livros, especialmente sobre tributação da mineração e do agronegócio. Reconhecido como advogado de destaque em Direito Tributário por Chambers and Partners, The Legal 500, Latin Lawyer, ITR World Tax, Análise Advocacia, dentre outros.
Bruno Costa — sócio de Regulatório Minerário; atuação em todas as regionais da ANM (Agência Nacional de Mineração), due diligence e gestão de patrimônio mineral; professor da pós-graduação do CEDIN (Centro de Estudos em Direitos e Negócios); diretor do IBDM (Instituto Brasileiro de Direito Minerário) e graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos. Profissional reconhecido por The Legal 500, Leaders League, Análise Advocacia, dentre outros.
Ana Maria Damasceno de Carvalho Faria — sócia da área de resolução de disputas e questões fundiárias; doutora em Direito pela UFMG, mestra pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); pós‑graduada em Direito Público (PUC Minas) e graduada pela UFMG; reconhecida por rankings setoriais e atuação em contencioso estratégico. Profissional reconhecido por Chambers and Partners, The Legal 500, dentre outros.
Bruno Feitosa — sócio da consultoria tributária; pós‑graduado em Direito Tributário pelo IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários); graduado pela Milton Campos; com experiência de aproximadamente 10 anos em uma das grandes consultorias mundiais, com atuação em M&A, planejamento tributário, investimento estrangeiro e compliance fiscal. Profissional reconhecido pela The Legal 500.
Rodrigo Henrique Pires — sócio do contencioso tributário; mestre em Direito Público (PUC Minas), pós‑graduação pela FGV e graduado pela Faculdade de Direito Milton Campos; atuação em contencioso administrativo e judicial, além de membro do Instituto Mineiro de Direito Tributário (IMDT). Profissional reconhecido pela The Legal 500.



