Receita atualiza classificação para 5 milhões de empresas do programa Sintonia

Por Gabriel Benevides, de Brasília

A Receita Federal publicou na 5ª feira (15.jan.2026) os resultados do novo ciclo de classificação do programa de conformidade Sintonia, que atende 5 milhões de empresas.

O status de cada companhia é definido conforme o grau de conformidade. A maioria dos participantes (2,7 milhões) ainda tem o patamar mais baixo da iniciativa.

Leia o panorama abaixo:

  • Grau “A+” (conformidade superior a 99,5%) – 323,8 mil empresas.
  • Grau “A” (conformidade de 97% a 99,5%) – 932,2 mil empresas.
  • Grau “B” (conformidade de 90% a 97%) – 435,7 mil empresas.
  • Grau “C” (conformidade entre 70% e 90%) – 676,4 mil empresas.
  • Grau “D” (conformidade inferior a 70%) – 2,7 milhões de empresas.

O Sintonia é um programa da Receita Federal voltado a incentivar o cumprimento regular das obrigações tributárias e aduaneiras. A iniciativa prevê tratamento diferenciado aos contribuintes com melhor histórico fiscal, com foco na prevenção de autuações, multas, juros e disputas administrativas.

A Receita passa a classificar os contribuintes com base em critérios objetivos e a direcionar esforços de controle para situações de maior risco. Os benefícios variam conforme a classificação obtida. 

Contribuintes melhor avaliados recebem o Selo Sintonia e têm acesso a vantagens como prioridade na análise de pedidos de restituição, ressarcimento ou reembolso, além de atendimento preferencial e participação no programa Receita Consenso.

Rolar para cima