Split payment: Receita divulga escopo com testes de transações

Na imagem, a superintendência da Receita Federal, em Brasília – Foto: Marcelo Camargo via Agência Brasil

Por Enzo Bernardes, de Brasília

A Receita Federal divulgou nesta 6ª feira (9.out.2026) o escopo dos testes de integração entre os PSPs (Prestadores de Serviços de Pagamento) e a Plataforma Pública do split payment, que terão início em 15 de outubro.

A liberação contempla diferentes fluxos de comunicação relacionados às transações e aos pagamentos. Nesta etapa, poderão ser testados o informe de transação iniciada, o informe de transação atualizada, o informe de baixa — exceto por pagamento — e o informe preliminar de pagamento.

Os fluxos abrangem diferentes arranjos de pagamento. O informe de transação iniciada contempla boleto, Pix Dinâmico e Pix Automático. Já o informe de transação atualizada inclui boleto e Pix Dinâmico. O informe de baixa, exceto por pagamento, abrange boleto, Pix Dinâmico e Pix Automático.

O informe preliminar de pagamento contempla boleto, Pix Dinâmico, Pix Automático, Pix Estático, TED (Transferência Eletrônica Disponível) e TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).

Segundo a Receita Federal, os contratos, campos, validações e respostas dos testes estão descritos no Manual de Integração e na documentação OpenAPI correspondentes à versão disponibilizada.

ENTENDA

A fase de testes de integração entre os PSPs e a Plataforma Pública do split payment iniciará em 15 de outubro.

Segundo o Fisco, será uma etapa técnica planejada realizada em ambiente controlado, que não irá impactar operações reais nem os consumidores:

“Durante os testes, nenhuma transação será processada pelo Split Payment em caráter definitivo, e os PSPs participantes não estarão sujeitos a qualquer tipo de penalidade. O objetivo é validar e aprimorar a integração do sistema antes de sua entrada em operação“, diz o comunicado.

COMO PARTICIPAR

Os PSPs interessados em participar da primeira fase devem procurar sua representação associativa, até o final do dia 2 de outubro de 2026, para formalização da indicação junto à Fin (Confederação Nacional das Instituições Financeiras).

Os demais PSPs poderão se inscrever a partir de 16 de novembro de 2026, por meio de formulário a ser enviado diretamente à Receita Federal e o Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Nesse caso, não há necessidade de intermediação por associações representativas.

Os órgãos irão disponibilizar os formulários e suas instruções de preenchimento a partir de 13 de novembro de 2026.

Rolar para cima