
Por Gabriel Benevides, de Brasília
O governo federal deixou de arrecadar R$ 2,59 bilhões em abril e maio de 2026 por causa da isenção do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre o óleo diesel.
Os valores foram divulgados nesta 5ª feira (25.jun.2026) pela Receita Federal. No total, foram renunciados R$ 865 milhões em abril e R$ 1,73 bilhão em maio. Leia o detalhamento abaixo:

A redução do PIS/Cofins veio por meio de um decreto (nº 12.875 de 2026) publicado em 12 de março.
Em termos técnicos, a alíquota não foi efetivamente zerada. O que houve foi uma redução de 99,9% na cobrança. Ou seja, o valor pago em tributos federais sobre o diesel será praticamente nulo.
Segundo o governo, as regras deveriam reduzir o preço do diesel em R$ 0,64 por litro.
O objetivo da intervenção econômica é baratear o combustível, que tem sofrido oscilações no preço por causa da guerra entre Estados Unidos e Irã. Em teoria, o conflito encareceu os combustíveis porque aumenta o preço do petróleo no mercado mundial.
O entrave levou ao bloqueio e aos ataques no Estreito de Ormuz, rota por onde passa uma grande parte do petróleo exportado do Oriente Médio.
Agora, EUA e Irã estão desde 17 de junho sob um memorando que prevê cessar-fogo e prevê 60 dias para que ambos os países possam negociar questões nucleares.




